Perrengues de viagem e adaptação a Toronto

WP_20171013_004
Os adultos ficaram “chorandinho”, mas Eulalia Targaryen dominou o Aeroporto Salgado Filho

Deus sabe que eu queria ter muitas fotos bonitas da minha viagem Porto Alegre-São Paulo-Nova York-Toronto.

Acabei de mostrar todas. Uma só. Essa aí de cima?

Vamos cuidar para olharmos para ela everyday (sad experiency…)

Isso porque o Windows Phone, cujo microfone já não funcionava, também decidiu travar a tela. Não pude fazer nem foto. Seu último trabalho foi um vídeo tosquíssimo (e sem áudio) do embarque. Toma o que te mandaram!

O adeus do celular foi a “pior coisa” da viagem. Bill Gates me deve desculpas!

Ok. tive de enfrentar a “frustração” de não viajar na janela, mas entre duas outras pessoas até NY, e no corredor, até Toronto. Porém, fui ricamente recompensada: todos os meus companheiros de viagem foram superqueridos.

Foram um professor e um executivo veterano; uma jovem uruguaia que organiza festas e uma mãe preocupada com a prole; e, por fim, uma paulista cuja família é natural de Bagé, mas que mora há 27 anos em NY.

Queria ter feito fotos com eles e continuar lembrando dos nomes. Mas seria pedir muito. Amo meus novos amigos, ainda assim!

Ah, devo dizer: estava com medo de viajar na classe econômica (ou “classe animal”, como diz o Jovem Nerd). Mas não foi tão ruim. Ok, o espaço é limitado, rolou fila para o banheiro; mas me senti confortável no voo da LATAM.  Tripulação simpática, turbulência quase zero, comida boa, talheres de metal e copos de vidro.

Não são essenciais – bem como escova, pasta de dente e meias, que eles deram aos passageiros – mas me senti bem por usá-los.

maxresdefault
Mulheres incomuns!

Tá bom pra mim, que finjo costume. Tem alguma companhia aérea que oferece mais por um voo de 10 horas, 11? Emirates e Qatar não valem!

AVISA, MIGA!!!

O entretenimento de bordo da LATAM foi uma das grandes surpresas da viagem. Assisti a Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), sobre mulheres negras inteligentíssimas que trabalharam na Nasa e que conseguiram superar a invisibilidade racial pelo talento, pelo esforço e, mais do que isso, pela coragem. Curioso: o filme conseguiu fazer as “figuras escondidas” do título serem reconhecidas e louvadas, muitas décadas depois. Ainda que, por apenas 5 minutos.

Vi Poderoso Chefinho (bom para crianças pequenas) e dormi com Mulher Maravilha (desculpa, mundo).

E a tal da imigração foi menos assustadora do que projetei. Como havia me informado muito, sabia que teria de tirar o laptop da bolsa para passar no Raio-X. A necessaire de mão e o pacote de erva-mate, idem. Ok.

A gurizada da imigração e da segurança de alfândega dos EUA não sorri à toa, mas, também, não enxerga pelo em ovo. Já 2 dos 3 funcionários da American Airlines que me atenderam no JFK Airpoirt nunca taparam os pés na hora de dormir.

Ô, gente grossa!

E me trataram mal porque eu não consegui colocar meu passaporte dentro de uma máquina e porque eu precisei trocar meu voucher por um bilhete de embarque.

Mas, ok.

O pessoal do Canadá é só amor!

Imigração suave e simpática. Na aduana, o mesmo problema que tive com a máquina do passaporte. Mas um atendente canadense surgiu, como um anjo, dizendo frases, como essas, no português de Portugal:

  • Calma, é comum dar erro…
  • No precisa agradecer…
  • Seja feliz no Canadá!

E com o exemplo desse moço, comecei a entender os valores canadenses (e das pessoas, de qualquer nacionalidade, que se identificam com eles).

Estou aqui há três dias. E, talvez, eu nunca tenha falado com tantos estranhos em tão pouco tempo. Na vida toda.

E sigo em lua-de-mel com Toronto and  The Torontonians.

Multiplica, Jesus! Menos o frio.

O frio, dá pra dividir. Ou subtrair.

Que tal?

:p

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s