O livro que o Márcio Dutra me deu

20171228_132442.jpg

Como comentei no meu vídeo de resoluções de Ano Novo (clica aqui), uma de minhas metas para 2018 é retomar o hábito da leitura, que fui deixando de lado ao longo dos anos.

Para estrear o ano, escolhi um livro não pelo título nem pelo autor (ainda que sejam muito importantes) mas pela história dele em minha vida.

Ganhei As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, de um ex-veterano meu da faculdade. Márcio Cervo Dutra. Apesar do sobrenome, não há parentesco, mas bem que eu gostaria.

Que guri querido! Em meados dos anos 90, quando que mal sabíamos usar computadores, e que a internet discada ainda era coisa para poucos, o Márcio era o monitor do laboratório de informática da faculdade. 

E que paciência ele tinha para nos ensinar e desfazer as cagadas que fazíamos enquanto estávamos sendo digitalmente alfabetizados.

O Márcio estava sempre sorrindo, tinha um papo ótimo e um coração gigante.

Quando me formei e me mudei para Porto Alegre, ele me recebeu na casa dele, e, meses depois, ainda era minha fonte de informação para que eu não me perdesse na cidade grande.

Infelizmente, não tenho nenhuma foto dele comigo.

O Márcio morreu de câncer há 15 anos.

Antes, ele me deu As Cidades Invisíveis de presente. O título mora na minha estante desde então.

Escolhi lê-lo agora porque me pareceu injusto deixá-lo para trás escolhendo outros títulos, e porque estou nessa vibe de viajar, viajar, viajar, e o livro tem um pouco a ver com isso…

20171228_132457
O livro sem a sobrecapa

O livro traz diálogo imaginários entre o grande viajante Marco Polo e o imperador tártaro Kublai Khan. Infeliz por não poder viajar para conhecer a extensão de seu território, ele usa o veneziano como “telescópio” para conhecer as maravilhas de seu império.

Marco Polo então descreve 55 cidades por onde teria passado. Os textos são pequenos, mas trazem minuciosos detalhes arquitetônicos e profundas provocações filosóficas sobre a humanidade inserida naqueles espaços.

Leio cada página como se contasse para o Márcio o que vi…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s