242 motivos para jamais esquecer

901316-kiss_1ano20apos20tragedia_3389.jpg

A leitura para fevereiro será Todo Dia é a Mesma Noite – A História Não Contada da Boate Kiss, da jornalista Daniela Arbex, autora do indispensável Holocausto Brasileiro. Na verdade, eu já comecei a ler, mas como não tenho pressa…

Como eu já comentei aqui no blog, sou de Santa Maria e, como jornalista, participei da cobertura da tragédia na Kiss.

Honestamente, não tenho trauma de nada. Mas as lembranças são bem fortes e, se me sinto vulnerável, eu tento escapar do que senti naqueles dias de dor profunda.

Acho que foi por isso que gostei da proposta da Arbex: procurar personagens e histórias inexploradas, outros aspectos. Cada página virada me traz algo tão íntimo… É como se eu tivesse lendo o blog da enfermeira, do médico, do socorrista…

20180126_225904.jpg

Dá vontade de chorar? Dá.

Porque o que aconteceu em 27 de janeiro de 2013 foi uma desgraça sem precedentes. Foram 242 vidas perdidas em uma ratoeira.

Pensar que tudo poderia ser evitado dói tanto quanto esperar por uma Justiça que dificilmente virá. Mas pior é ver as fotos daqueles jovens cheios de vida que foram  sacrificados no que deveria ser uma festa.

Neste sábado, completam-se 5 anos da partida prematura dessa turma maravilhosa, cuja vida foi abreviada. E, se é impossível não chorar e lamentar, é possível apoiar a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que iniciou uma batalha para que a tragédia não caia no esquecimento.

O plano é construir um memorial para prestar respeito às vítimas e para que a tragédia não seja esquecida. Ano passado, visitei o lindo memorial das Torres Gêmeas, em Nova York. Prestei respeito às vítimas e orei, como outras centenas de pessoas que estavam ali.

Nossa cidade, nosso Estado e nosso país precisam se dispor a aprender com essa tragédia. Para que a nossa festa seja realmente uma festa. Para que a gente possa voltar para os braços de nossos amados.

Para que não se repita.
Nunca!

velas_vigilia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s